Embaixador da Alemanha no Brasil conhece as ações da Embrapa no Fundo Amazônia

A atuação da Embrapa no Fundo Amazônia e a parceria da instituição com o KFW, banco estatal de desenvolvimento da Alemanha, estavam na pauta da visita do novo embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, à Embrapa Amazônia Oriental, nesta quarta-feira (17), em Belém. Acompanhado do cônsul da Alemanha em Belém, Paul Steffen, o embaixador reuniu com dirigentes e o corpo técnico da instituição.

O diplomata assumiu recentemente a Embaixada da Alemanha no Brasil e está conhecendo as experiências de recuperação de áreas degradadas e produção sustentável na Amazônia desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa em parceria com comunidades e governos.

No Fundo Amazônia, a Embrapa participa por meio do Projeto Integrado da Amazônia que reúne 19 subprojetos com o objetivo de promover uma agropecuária sustentável na agricultura familiar e reduzir o desmatamento na região. Junto ao KFW, a Embrapa aprovou um projeto que deverá atuar na restauração de florestas no Pará e no Mato Grosso. O trabalho prevê a realização de capacitações a produtores e técnicos e a instalação de centros de referência em restauração florestal nos dois estados.

Para o embaixador alemão Georg Wistchel, o Brasil não é apenas um parceiro estratégico para a Alemanha sob o ponto de vista econômico e político, mas também nas áreas de educação e formação técnica, ciência e tecnologia, agricultura e meio ambiente.

O chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, ressaltou que o apoio do governo alemão permite a ampliação das ações de recuperação e conservação florestal na região e também fortalece a sustentabilidade da agricultura.

Fundo Amazônia apoia ações de 12 Unidades da Embrapa

Os recursos destinados às ações da Embrapa no Fundo Amazônia são na ordem de 30 milhões de reais. São mais de 200 profissionais de 12 Unidades da Empresa no país com a missão de desenvolver e executar ações de pesquisa e transferência de tecnologias para recuperar, conservar e promover o uso sustentável dos recursos naturais nos nove estados da Amazônia Legal. Veja o quadro dos projetos no final desta matéria.

Com o apoio do Fundo, a Embrapa já realizou na região, neste primeiro ano de atuação (2018-2019), 167 eventos de capacitação de técnicos e agricultores, além de seminários e dias de campo, formando diretamente cerca de 1.200 pessoas; e instalou 47 unidades de referência e demonstração de tecnologias em áreas de produtores e cooperativas.

O embaixador alemão afirmou que conhecer melhor o trabalho que a Embrapa desenvolve em cooperação com a Alemanha, foi muito importante para “melhorar a cooperação com o BNDES, acelerar projetos e fazer cooperações mais diretas com a instituição”, concluiu.

Fonte: Embrapa Amazônia Oriental Por Ana Laura Lima