Empregados da CMOC recebem certificação internacional em lubrificação de máquinas

Agricultura - 13 de agosto de 2019

Cinco funcionários da Copebras, empresa do grupo CMOC Brasil, foram aprovados em avaliação do ICML (International Council for Machinery Lubrication) e receberam certificação de classe mundial

Um grupo de empregados da Copebras conquistou uma das mais importantes certificações internacionais na área de lubrificação de máquinas.

No Brasil, apenas 135 profissionais possuem a qualificação MLA I (Level I Machine Lubricant Analyst), conferida pelo ICML, organização que promove exames sobre lubrificação de máquinas, em todo o mundo.

“O conteúdo da prova é idêntico no Brasil, Estados Unidos ou China. Quem é aprovado estudou muito e internalizou os melhores conceitos globais sobre lubrificação. Tem que acertar mais de 70% em um teste rigoroso para ser certificado”, explica o coordenador de Manutenção da Copebras, Rodrigo Werneck Athouguia.

Foi Rodrigo quem selecionou outros dez funcionários da empresa, além dele mesmo, para a prova do ICML. Eles fizeram curso preparatório de 40 horas, com aulas técnicas e teóricas, na consultoria Noria Brasil, especializada em treinamentos de lubrificação industrial. Cinco deles foram aprovados. “Devido à complexidade do teste e o índice de aprovação, é um número expressivo”.

De acordo com o coordenador de Manutenção, cerca de 70% das falhas em equipamentos estão relacionadas ao desgaste das peças, e a lubrificação tem relação direta nisso. “Com a capacitação do pessoal, reduziremos o custo operacional, teremos melhor aproveitamento e disponibilidade dos nossos ativos”, afirma.

A conquista dos empregados da Copebras é o primeiro passo para um novo projeto da empresa, que pretende, até o final deste ano, inaugurar uma sala de lubrificantes na unidade de Fosfatos, em Catalão, Goiás. “O espaço será para o armazenamento de materiais e segue os conceitos que vimos no curso. A ideia é aprimorar a rotina de trabalho, e compartilhar os conhecimentos adquiridos com o restante da equipe”, destaca o coordenador.

Além de Rodrigo, também foram certificados pelo ICML, Antônio Manoel da Silva Neto; Ricardo Elias Barbosa; Guilherme Ariel Ferreira; e Tiago Amâncio da Silva.

ICML

O International Council for Machinery Lubrication (ICML) é uma organização que oferece testes e certificações a profissionais da área de lubrificação de máquinas. Seus exames estão de acordo com o ISO 18436 (que especifica requisitos para qualificação e avaliação do responsável pelo monitoramento e diagnóstico da condição do maquinário usando a análise de lubrificantes).

Sobre a CMOC Brasil

A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos por intermédio de suas empresas Niobras e Copebras. A Niobras é a segunda maior produtora de nióbio do mundo; e a Copebras, a segunda maior fornecedora de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 3,7 mil empregos diretos em suas três plantas industriais e duas minas no país.

Fonte: FSB Comunicação


Outras Notícias