Empresa tem destaque na Abertura da Colheita da Soja 2020/2021

  • Evento demonstrou toda a operação logística, desde a colheita da soja até o embarque para exportação até o Porto de Itaqui, em São Luís, MA
  • Operação envolveu 50 Tritrens Librelato para carregar cerca de 4.000 mil toneladas de soja por dia de colheita na Fazenda Ribeirão da RISA S/A

A Librelato, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do País, participou entre os dias 17 a 19 de fevereiro da Abertura da Colheita da Soja 2020/2021, realizada pela empresa Risa, na Fazenda Ribeirão, em Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí. A Risa é uma gigante do agronegócio brasileiro, especializada na produção e fornecimento de grãos, fertilizantes, defensivos, máquinas agrícolas e prestação de serviços de armazenagem e transporte de grãos, com sede no Maranhão.

O evento demonstrou toda a operação logística que envolve o plantio e a colheita da soja na fazenda de propriedade da empresa no estado do Piauí, que possui 21 mil hectares de área. Na oportunidade, a Risa contou com a presença de clientes de todo o Brasil e cerca de 120 funcionários para demonstrar o passo a passo do trabalho.  De acordo com Paulo Ferrari, diretor de operações da Risa S/A, a operação envolveu mais de 50 tritrens exclusivos da Librelato para carregar cerca de 4.000 mil toneladas de soja por dia de colheita.

Tritrem Basculante da Librelato

Para a operação de colheita, a Risa se utilizou de tritrens da Librelato com basculamento lateral em todas as composições. Os equipamentos entregam maior versatilidade à operação de colheita, possibilitando maior rapidez de carregamento e descarregamento, além de grande estabilidade aos caminhões, sem necessidade de desacoplamento. Com essa solução, os caminhões mantêm boa dirigibilidade e menor arraste, evitando desgaste excessivo de pneus.

“Esse projeto foi desenvolvido com exclusividade para a Risa, que estava em busca de maior eficiência e rapidez em suas operações no campo. Isso demonstra o grande foco da Librelato em desenvolver soluções personalizadas para ganhos de produtividade de seus clientes, tanto no momento da colheita, como para o transporte da safra”, pontua Rafael Bett, diretor comercial da Librelato.

Para Pedro Adelir, Gerente da Fazenda Ribeirão da Risa S/A, todo o investimento aplicado no último ano envolvendo tecnologias em irrigação, máquinas e equipamentos, até processos de plantio como a adubação, tecnologia de sementes e defensivos agrícolas, estima-se uma colheita com volume 5.400 toneladas superior à safra 2019/2020. “Apresentamos nesse evento um Nordeste produtivo, grandioso e tecnológico, diferente do que a mídia está acostumada a mostrar. Além disso, ficou evidente a grandiosidade da operação logística, além de toda tecnologia presente nos equipamentos e a complexidade que exige sincronia no trabalho de todos os envolvidos”.

“Para nós da Librelato é extremamente importante participar de um evento técnico dessa grandiosidade, pois além de nos colocar cada vez mais próximos do cliente, reforçando o histórico da parceria que já existe entre as duas empresas, entendemos todas as suas necessidades operacionais em campo. Mais do que nunca, o agronegócio tem papel fundamental na recuperação da economia e essa operação logística demonstrou que o setor continuará crescendo no País”, afirma José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

A Risa possui parceria de longa data com a Librelato e se tornou a única fornecedora de implementos para a empresa. Até hoje foram fornecidos cerca de 1.000 pinos, desde Semirreboques Basculantes, Rodotrens Graneleiros, Carrega Tudo, Bitrenzões Tanques e Tritrens Basculantes. “Os implementos da Librelato são protagonistas na geração de valor da nossa empresa”, finaliza José Antônio Gorgen, diretor-presidente da Risa.

Fonte: MM EDITORIAL