Entregas de fertilizantes cresceram 24,9% em abril

A Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) divulgou que as entregas de fertilizantes tiveram alta de 24,9% no mês de abril em comparação com o mesmo período do ano anterior, somando 1,72 milhão de toneladas. As entregas acumuladas no quadrimestre aumentaram 3,4% ante os quatro primeiros meses de 2017, chegando a 8,06 milhões.

O levantamento indicou também que as entregas de fertilizantes nitrogenados cresceram 0,9%, a dos fosfatados tiveram um acréscimo de 0,7% e as referentes aos potássicos reduziram 0,6%. De acordo com a entidade, o aumento dessa demanda foi impulsionado pela retirada das culturas produzidas no verão em Mato Grosso, da cana-de-açúcar no Sudeste e do trigo no Sul.

A maior parte das entregas foi destinada ao Mato Grosso, que concentrou o volume de 1,8 milhão de toneladas, o equivalente a 21,9% das entregas. O Paraná recebeu 1,1 milhão de toneladas, 13,8% do total, seguido por São Paulo, com 1,1 milhão de toneladas e 13,4% das entregas, Minas Gerais, com 945 mil toneladas, equivalente a 11,7%, além do Goiás, com 910 mil toneladas, representando 11,3% das entregas.

Na contramão desse aumento, a produção nacional de fertilizantes intermediários foi de 618 mil toneladas em abril, o que significa uma retração de 6,8% em comparação com o mesmo mês de 2017. Já no acumulado nesses primeiros meses chegou a 2,5 milhão de toneladas, o que também indica uma retração de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Anda, as importações de fertilizantes intermediários também diminuíram, somando 6,3 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre do ano, o equivalente a uma baixa de 13,1%, sendo que apenas no mês de abril as compras internacionais do produto reduziram 10,8%, somando 1,6 milhão de toneladas ante o mesmo mês de 2017. O principal local de entrada para esses fertilizantes foi o porto de Paranaguá por onde passou um total de 2,7 milhões de toneladas do produto, um crescimento de 0,3% em relação ao ano passado.

Fonte:  AGROLINK –Leonardo Gottmes

Imagem créditos: Domínio Público