Equipe sequencia genoma do morango

Uma equipe internacional de cientistas liderada pela Universidade da Califórnia e pela Michigan State University, ambas nos Estados Unidos, publicou a sequência genética de morangos cultivados. Enquanto a maioria das espécies é diplóide, o morango é um octoplóide com oito cópias do genoma de espécies parentais múltiplas e distintas. A pesquisa, publicada na Nature Genetics, revela como o morango se tornou um octoplóide.

Patrick Edger, professor assistente de horticultura na Universidade de Michigan e coautor do artigo, explicou que eles identificaram os quatro parentes existentes de espécies diplóides que se hibridizaram sequencialmente para criar o morango octoplóide. As quatro espécies diploides são nativas da Europa, Ásia e América do Norte, mas os octoploides silvestres são distribuídos quase exclusivamente nas Américas.

Os resultados também sugerem uma série de poliplóides, tetraplóides e hexaploides intermediários que se formaram na Ásia, antes do evento octoplóide ocorrido na América do Norte, envolvendo o hexaploide e uma espécie diploide endêmica do Canadá e dos Estados Unidos. De acordo com Edger, eles descobriram que uma das espécies parentais no octoplóide controla a qualidade dos frutos e as características de resistência a doenças, e identificaram genes que controlam várias características objetivas.

O morango é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo da flor original, em volta do qual se dispõem os frutos.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems