Escassez de sementes pode desafiar safra 16/17

As condições climáticas não foram favoráveis para a produção de sementes de soja em várias regiões do Brasil. A informação é destacada pela Associação Brasileira dos Produtores de Semente de Soja, que aponta risco de faltar as variedades mais demandas pelos agricultores em regiões do centro-oeste e matopiba (região que inclui Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).

O presidente da Associação afirmou em entrevista ao Mercado&Cia que ele não lembra de outro ano em que a produção de sementes tenha sido tão castigada como em 2016. Segundo Souza, essa deve ser uma das piores safras de sementes dos últimos anos.

A análise que aponta falta de sementes é prematura, segundo o professor e coordenador da Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas, Dejalma Zimmer.

“De fato regiões foram afetadas. Dentre elas, poucas realmente produzem sementes. Mesmo assim os produtores de sementes dessas regiões resolveram muito com irrigação e distribuindo sua produção no tempo (plantio mais tarde). Então, generalizando, é possível que eventualmente falte sementes de alguma variedade, mas entendo que o setor sementeiro conseguirá atender a demanda”, enfatizou.

Por: Kellen Severo