Especialista em gestão oferece dicas para melhorar desempenho em home office

Categoria Geral - 22 de maio de 2020

Consultor Éber Feltrim conta que, além de manter os rituais do trabalho aliado a disciplina, é preciso que haja comprometimento com a empresa

Aqueles que não estão acostumados com o home office ou mesmo nunca tiveram a oportunidade de fazê-lo em outras ocasiões, podem sentir uma grande diferença em relação a modalidade tradicional de trabalho. Além disso, há as inúmeras mudanças que a quarentena promove no ambiente profissional.

O consultor de marketing e especialista em gestão voltada para a área da saúde, Dr. Éber Feltrim, explica que o home office pode ser algo desafiador, com prós e contras, mas que deve ser levado com paciência. “O teletrabalho é algo novo para muitas pessoas devido ao cenário de quarentena, ainda assim, é preciso tirar o máximo de proveito desse tempo”, relata.

Em um primeiro momento, muitas pessoas podem ficar confusas até mesmo os gestores podem sentir algumas dificuldades envolvendo esse novo cenário. Isso porque estar em casa pode remeter ao lazer e o tempo com a família, o que resulta em pequenas interrupções ao longo do dia de trabalho.

No entanto, Dr. Éber revela que o teletrabalho pode ser extremamente favorável quando há disciplina e concentração no serviço que deve ser feito. Outro ponto importante é que há alguns benefícios, como a flexibilidade de horários, redução de custos e, com a mentalidade certa, maior produtividade. “Embora pareça complicado, é necessário desvencilhar o ambiente familiar do trabalho. É importante lembrar que todo local de trabalho requer harmonia para que flua mais facilmente. De certo, isso não envolve interrupções, sejam ruídos, pessoas passeando pela casa ou mesmo os pets correndo”, o consultor ressalta.

Para que tudo ocorra da melhor forma, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença. É essencial ter um local tranquilo, internet de qualidade para evitar imprevistos em momentos delicados e uma boa gestão de tempo, com ferramentas que ajudem a monitorar os afazeres. Manter os hábitos de quando o trabalho era feito no escritório também pode ajudar, como se vestir apropriadamente e tomar um bom café da manhã. “Não basta ter acesso a tecnologia de ponta, ou um ambiente apropriado, se não houver o engajamento para desempenhar as funções de forma plena, por isso o comprometimento é essencial”, finaliza.

Sobre Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Fonte: SIS Consultoria


Outras Notícias