Estudo da UFG comprova a melhora da conversão alimentar de bezerros com o uso de aditivo prebiótico

O GLUCAN MOS, solução da Yes, modula a microbiota intestinal, ao promover a aglutinação de bactérias patogênicas e modular o sistema imune a nível gastrointestinal

Com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação com o aditivo prebiótico GLUCAN MOS no desenvolvimento intestinal de bezerros, a Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, realizou um experimento na Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia/GO), com 10 bezerros mestiços adquiridos de fazendas leiteiras da região.

Os animais foram divididos em dois lotes: O Lote 01 (Controle) recebeu 3 litros de leite de manhã e três litros de leite no período da tarde. Já o Lote 02 recebeu 3 litros de leite + 2,5 g de GLUCAN MOS de manhã e 3 litros de leite + 2,5 g de GLUCAN MOS à tarde.

Durante o período experimental, o GLUCAN MOS foi diluído no leite e fornecido aos animais em baldes. Todos os bezerros receberam feno e concentrado à base de milho em grão moído, farelo de soja e sorgo, com 18% de proteína desde o momento de sua chegada. Os vasilhames para fornecimento de concentrado e feno eram retirados sempre antes do aleitamento da manhã (pesagem das sobras), e recolocados com a quantidade total do dia em até uma hora após o fim do aleitamento.

O resultado evidenciou que a suplementação com GLUCAN MOS aumentou a altura das vilosidades intestinais no jejuno e no duodeno, ampliando a superfície de absorção de nutrientes e resultando em melhor aproveitamento da dieta.

O uso da solução também estimulou o crescimento das papilas ruminais dos bezerros, influenciando positivamente no desenvolvimento do rúmen e em um desmame mais precoce. Dessa forma, os bezerros suplementados apresentaram melhora de 5% na conversão alimentar, quando comparados aos animais que não foram alimentados com GLUCAN MOS.

Novas tendências sem antibióticos para a nutrição animal

O GLUCAN MOS é um aditivo prebiótico composto por frações específicas da parede celular da levedura. Possui 1,3 e 1,6 β-glucanos e mananoligossacarídeos (MOS) microparticulados por hidrólise enzimática, processo que aumenta sua atividade molecular.

Entre suas ações, favorece a microflora benéfica, já que os mananos são utilizados como substrato pelas bactérias boas que aumentam a produção de ácidos graxos de cadeia curta. Esses compostos reduzem o pH luminal e, juntamente com outras substâncias antibacterianas e enzimas produzidas pela mesma microbiota e o aumento da exclusão competitiva, inibem o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, como a E. coli e Salmonellas. A fração de betaglucanos atua junto ao sistema imune a nível gastrointestinal por meio de interações específicas com células imunocompetentes, promovendo uma melhor resposta aos desafios encontrados a campo.

Nos ruminantes, a solução da Yes atua modulando o sistema imune por meio de interações específicas com várias células imunocompetentes, promovendo uma melhor resposta imunológica e deixando o animal mais resistente aos patógenos.

Fonte: Attuale Comunicação