Europa registra potencial crescimento de proteína vegetal

“A proteína vegetal é um componente essencial do nosso setor agroalimentar europeu, que produz alimentos e bebidas aos mais altos padrões do mundo”

O mais novo relatório divulgado pela Comissão Europeia indicou que existe um potencial crescimento no consumo e na oferta de proteínas vegetais em todo o continente Europeu. De acordo com o Comissário responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, o relatório explora formas de desenvolver a sua produção de uma forma econômica e ambientalmente correta.

“A proteína vegetal é um componente essencial do nosso setor agroalimentar europeu, que produz alimentos e bebidas aos mais altos padrões do mundo. Contudo, devido a uma variedade de fatores climáticos e de mercado, A produção de culturas proteaginosas não é suficiente para cobrir a procura crescente. A esse respeito, quero também reconhecer o forte interesse do Parlamento Europeu em apoiar mais a produção de proteínas na Europa”, comenta.

O relatório apresenta uma série de instrumentos políticos existentes e novas propostas políticas que podem contribuir para realizar o potencial económico e ambiental das plantas proteicas na União Europeia. “Este relatório servirá como um importante ponto de referência para uma produção à escala da UE. Ele debate sobre como traçar um caminho sustentável a seguir, o que não pode ser feito apenas pela Comissão Europeia e requer a contribuição ativa de todas as partes interessadas”, completa.

Segundo ele, existe uma grande procura de proteínas vegetais na Europa, que ronda os 27 milhões de toneladas de proteína bruta em 2016/2017 e a taxa de autossuficiência da UE varia substancialmente em função da fonte (79% para a canola e 5% para a soja, por exemplo).

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems