Europa tem novo prazo para avaliação de pesticidas

As avaliações completas são esperadas para junho de 2019.

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu um novo prazo para a conclusão de duas avaliações piloto sobre os riscos para os seres humanos devido a resíduos de múltiplos pesticidas nos alimentos. As avaliações foram originalmente agendadas para publicação até o final deste ano, mas foram recuadas após o feedback das partes interessadas.

As avaliações completas dos riscos dos efeitos cumulativos dos pesticidas sobre os sistemas nervoso e tiroide humano são esperadas para junho de 2019. O prazo foi estendido para tratar de comentários recebidos de uma consulta pública sobre como os grupos de avaliação cumulativa (CAGs) de pesticidas a serem usados nas avaliações foram estabelecidos.

Além disso, a Comissão Europeia e os Estados-Membros da UE acordaram num conjunto de hipóteses relativas aos aspectos de gestão de riscos da exposição cumulativa que pediram à EFSA para ponderar nas suas avaliações. Estes desenvolvimentos significam que a EFSA e o seu parceiro no projeto, o Instituto Nacional Holandês de Saúde Pública e Ambiente (RIVM), irão reexecutar a seção de exposição das avaliações.

As novas avaliações beneficiarão do trabalho recente realizado pela AESA, que permite uma utilização mais precisa dos dados de consumo e da informação sobre os efeitos que o processamento dos alimentos tem nos níveis de resíduos. As avaliações cumulativas de risco a serem publicadas em junho de 2019 também incluirão uma análise de incerteza que ajudará as partes interessadas a entender como os resultados podem ser afetados por limitações no conhecimento científico e nas premissas usadas no processo.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems