Excesso de chuva penaliza produção de soja no Tocantins na reta final do cultivo

Nesta sexta-feira (16), Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia, trouxe a análise do CropView para a safra de soja de dois municípios: Pedro Afonso (TO) e Cascavel (PR). Ambos os municípios estão sofrendo com o excesso de chuvas mediante um início de colheita ou a uma colheita prestes a começar.

Considerando um ciclo terminando no próximo dia 26 de fevereiro, Pedro Afonso deverá ter 78% de produtividade ao final. Isso se deve a um grande volume acumulado de chuvas que entrou na maturação para a colheita, trazendo uma grande penalidade.

Já em Cascavel, considerando um ciclo mais longo com plantio em 02 de outubro, a produtividade pode ser de 68% ao final. São cerca de 287mm de chuvas acumuladas, o que também poderá penalizar as lavouras.

Os internautas que quiserem conhecer a ferramenta CropView podem acessar o site www.cropview.com.br. Ao realizar o cadastro, estes podem experimentar a ferramenta e observar as melhores condições para a sua área de plantio. Estão disponíveis as análises para as culturas de soja, milho, trigo, feijão e café.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas