Exportações de carne bovina 7,3% menores que em março do ano passado

As exportações de carne bovina in natura em março seguem em ritmo inferior ao verificado em igual período do ano passado, como registrado no primeiro bimestre do ano.

Por dia, em média, foram exportadas 4,21 mil toneladas na primeira semana de março, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Em fevereiro o patamar diário foi parecido, 4,22 mil toneladas, em média. Já em março de 2014, foram embarcadas 4,56 mil toneladas por dia.

Atualmente estamos embarcando diariamente um volume 7,3% menor que no mesmo período do ano passado.

A Rússia, um dos principais clientes da carne brasileira, continua interferindo no resultado dos embarques. No entanto, a recuperação da moeda do país (rublo) tende a colocar novamente os russos no mercado com maior intensidade.

Agora a expectativa fica acerca da exploração de mercados já existentes, como a China e os Estados Unidos, e da liberação dos embargos, como Iraque e África do Sul.

Esses países representam pouco em participação nas vendas externas, mas é importante ressaltar que a exploração de novos mercados e a consolidação de mercados já existentes são essenciais neste momento de exportações abaladas.

Por: Scot Consultoria