FAESC alerta Sindicatos sobre golpes e fraudes

Criminosos usam informações pessoais vazadas da internet para acessar contas e falsificar cheques

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) alerta os Sindicatos Rurais de todo o Estado sobre a ocorrência de golpes através do uso de dados vazados na internet. Recentemente, 220 milhões de brasileiros tiveram informações pessoais expostas de 37 bases de dados, incluindo RG, CPF, endereço completo, renda, escolaridade e até lista de parentes.

De acordo com o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, dois dos 92 Sindicatos Rurais catarinenses comunicaram à Federação que foram vítimas da ação de criminosos. As entidades tiveram cheques clonados e descobriram o golpe após aviso dos bancos, quando os golpistas tentaram descontar os cheques no comércio local.

“Sabemos que com esses dados em mãos é grande a possibilidade da ocorrência de crimes de fraudes on-line, como saques bancários, falso sequestro de parentes, recebimento de boletos falsos por e-mail ou WhatsApp, entre outros, conforme já noticiado pela mídia nacional. Alertamos os dirigentes sindicais para redobrarem os cuidados ao fornecer informações, além de reverem senhas e autenticações”, informa o presidente.

A recomendação da FAESC é para maior atenção ao fornecer informações sensíveis ou clicar em links, mensagens, e-mails e demais redes sociais, ainda que o conteúdo tenha sido encaminhado por pessoas conhecidas.

“É preciso muita cautela, porque há muitas pessoas mal-intencionadas à espera de oportunidades”, alerta Pedrozo.

Crédito: DP Pixabay

Fonte: MB Comunicação