Falta de água traz prejuízos aos produtores em Tangará da Serra (MT)

A falta de água na região de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, atingiu também os produtores rurais. Sem chuva por muitos dias, rios e córregos que fornecem água para irrigação de hortas, estão quase secos. Em algumas propriedades, parte da produção está perdida.

A água usada para abastecer a cidade vem do rio Queima-Pé, que está com nível bem abaixo do normal. Na propriedade rural do produtor Gilberto dos Santos Silva, as hortaliças estão pequenas e murchas, já que a chácara está há mais de 20 dias praticamente sem água. A falta de chuva também castiga as plantações. A terra está seca e isso impede o crescimento das verduras e legumes.

“Essa terra nossa aqui já está totalmente inviável para fazer plantio de hortaliça porque não temos umidade suficiente no solo e não temos água suficiente para jogar, para cultivar a hortaliça que está totalmente seca, de fazer poeira. Impossível plantar qualquer coisa aqui que não vai germinar, não vai produzir, não vai crescer por falta de água”, disse Silva.

A seca está tão intensa que os pés de alface também se perderam. Eles estão com 70 dias e não chegam a 100 gramas. Como não cresceram, nem valeu a pena colher. A preparação de novos canteiros parou e o plantio de alguns legumes vai ter que esperar. O que resta na propriedade está quase sem vida.

“Essa planta não cresceu, não se desenvolveu por falta de água, o fruto está muito pequeno e não dá valor comercial nenhum. Não tem o mesmo sabor de um produto com água suficiente”, disse o produtor. E disse que, já que não vai ser vendido, o produto vai ser jogado fora.

Fonte: G1 – MT