Ferramenta para o equilíbrio da microbiota intestinal

As constantes e cada vez mais intensas restrições a utilização dos antibióticos melhoradores de desempenho leva a indústria a desenvolver estratégias nutricionais para o aprimoramento dos manejos da produção avícola a fim de equilibrar o desempenho zootécnico e econômico da atividade

Indaiatuba, 17 de fevereiro de 2021 – Ter o equilíbrio zootécnico e econômico da atividade avícola passa pelo o uso de ferramentas capazes de agir de forma eficiente na manutenção da integridade intestinal das aves. Fundamento presente no Programa Balance, projeto capitaneado pela Novus, a serviço do equilíbrio intestinal via nutrição das granjas nacionais. “Entre os diversos conceitos utilizados como aditivos nutricionais destaco os ácidos orgânicos, pois têm ocupado posição de destaque devido a solidez de resultados fundamentados em pesquisas acadêmicas, documentados em trabalhos publicados e comprovados sob desafios de campo”, salienta o Gerente Técnico de Serviços América Latina Sul, Flavio Longo.

Neste sentido, os ácidos orgânicos de cadeia curta, mais especificamente o ácido benzoico, passaram a ser reconhecidos pela consistência dos resultados de campo e que na nutrição animal são utilizados como antimicrobianos devido sua ação frente as bactérias patogênicas na indústria avícola. “O conceito sobre os benefícios do uso dos ácidos orgânicos já está consolidado, agora convidamos a indústria avícola a se debruçar sobre seus diferenciais, a exemplo do Avimatrix, um ácido orgânico de cadeia curta”, completa Gustavo Carneiro, Gerente de Programas e Soluções Américas da Novus.

Uma ferramenta tecnológica que, quando alinhada à uma estratégia nutricional adequada identificada através do diagnóstico oferecido pelo Programa Balance, passa a ser uma solução eficaz ao uso dos promotores de crescimento em substituição ou associado. “Um produto que conta com uma base técnico-científico consolidada, em outras palavras, deixou o posto de ‘alternativa’ e se tornou essencial na produção avícola por possuir uma defesa técnica científica robusta capaz de comprovar sua eficiência no campo”, salienta Gustavo e Flavio acresce que, neste caso, o ácido benzoico é o que mais se destaca “por sua elevada ação antimicrobiana. ”

Outro ponto a favor do Avimatrix está na sua tecnologia exclusiva de encapsulamento da microesfera, permitindo a liberação gradativa do ativo em todo o trato intestinal das aves, “agindo assim no alvo do Programa Balance: ceco e cólon das aves”, conclui Gustavo.

Portanto, ressalta Flavio, o conceito sobre o uso dos eubióticos faz parte da realidade do Programa Balance. “Contamos com inúmeras outras ferramentas e serviços voltados para o equilíbrio do microbioma das aves. Este compromisso coloca a Novus na posição de referência global em integridade intestinal via nutrição, entregando soluções customizadas e flexíveis aos clientes parceiros através do programa”, completa.

Fonte: Giracom