ferrugem no Sul do País preocupa sojicultor

O elevado índice de ferrugem asiática em lavouras de soja, principalmente no Sul do País, tem preocupado o setor, já que a produtividade pode registrar forte queda. Os casos de ferrugem têm sido verificados principalmente no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor de soja do Brasil.
Pesquisadores do Cepea indicam que, no Centro-Oeste e Sudeste, a produtividade também deve ser menor, mas, nestes casos, devido ao clima desfavorável. Até a quarta-feira, 1º de abril, 118 focos de ferrugem asiática haviam sido confirmados no Rio Grande do Sul na atual safra, ante apenas 75 em toda temporada passada, segundo dados do Consórcio Antiferrugem.
Em Santa Catarina, eram 52 focos até o dia 1º, ante apenas um na temporada anterior. No Paraná, são 90 focos até o momento e, na safra passada, foram registrados 75. Produtores do Sul do País consultados pelo Cepea comentam que os fungos estão sendo controlados, mas ainda com certa dificuldade.
Como as lavouras estavam se desenvolvendo bem, sojicultores da região estavam “tranquilos” e foram pegos de surpresa. Para amenizar o impacto, estes sojicultores pretendem colher o grão o mais rápido possível, já que praticamente metade da safra está madura e pronta para ser colhida.
Por: Cepea/Esalq