Fertiláqua realiza “Circuito de Análise de Sementes” para agricultores observarem a importância da qualidade de sementes

Prover informações e dados sobre as sementes e disponibilizar soluções e tecnologias aos agricultores em seu local de atuação é a proposta do “Circuito de Análise de Sementes”, nova ação do grupo Fertiláqua.

Com o “Tecnologia na Estrada”, que consiste em uma carreta e um furgão, será possível levar uma das tecnologias do Laboratório de Análise de Sementes (LAS), aos agricultores dos estados de Mato Grosso e Rondônia que poderão ter uma análise preliminar sobre a qualidade fisiológica de suas sementes de soja, além de adquirir conhecimento sobre a importância das sementes no processo produtivo, os prejuízos que podem ser causados com sementes de baixa qualidade e os conceitos do programa Sementes de Verdade.

O Circuito contempla cinco paradas: as cidades de Feliz Natal, Canarana e Sapezal, no Mato Grosso; e Cerejeiras e Ariquemes, em Rondônia, respectivamente. Os estados foram escolhidos por apresentarem alta e crescente produção de soja perante o país. A primeira etapa acontece de 18 a 22 de setembro em Feliz Natal e o projeto está previsto para finalizar na última semana de outubro.

O agricultor poderá ir até o ponto da Fertiláqua e entregar sua amostra de sementes para uma análise de tetrazólio que apresenta, em até três dias, qual o dano da semente e sua classificação em relação ao vigor.

“A iniciativa é uma forma de fornecer mais informações aos produtores que têm dificuldade em analisar as etapas da produção e ajudá-lo no manejo e na tomada de decisão final, uma vez que uma semente de qualidade influencia diretamente na produtividade e rentabilidade da lavoura”, explica Deyvid Bueno, coordenador de desenvolvimento técnico da Fertiláqua.

A ação reforça a importância do programa Sementes de Verdade, criado pela Fertiláqua, que tem o objetivo de reconhecer sementes de soja de alta qualidade na produção brasileira.

Fonte: Grupo Fertiláqua