Festival Gastronômico do Sindicato Rural de Ipameri apresenta 60 pratos caipiras

O Sindicato Rural de Ipameri realizou no último sábado (28/02) o 1º Festival Gastronômico Receitas da Roça. O evento apresentou 60 pratos doces e salgados típicos da culinária caipira que foram elaborados por produtoras rurais ou por participantes dos cursos de alimentação realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás).

Os culinaristas tiveram suas receitas avaliadas por uma comissão de 12 avaliadores, que deram notas para criatividade, cocção, harmonia dos sabores e apresentação dos pratos. A vencedora do Festival foi Liziodete Machado, que competiu com a receita do Bolo Tupperware, e levou como prêmio um forno micro-ondas. “Conheci essa receita na casa de uma amiga e mudei algumas coisas. É um bolo fácil de fazer, com poucos ingredientes, mas muito saboroso”, declarou a vencedora, cujo prato tem o sabor predominante de coco.

Liziodete, que já participou de cursos do Senar por meio do Sindicato Rural de Ipameri, contou que os treinamentos a ajudaram a desenvolver a receita. “Como precisei substituir alguns ingredientes, usei o que aprendi nos cursos do Senar. Os professores são muito bons”, elogiou.

Para a coordenadora do Senar para os cursos de Promoção Social, Samantha Andrade, que participou do festival como avaliadora, o evento valorizou a cultura da roça, além de prestigiar o público com uma comida de alta qualidade. “Os ingredientes foram os mais autênticos possíveis. Tudo o que foi apresentado é ensinado nos cursos do Senar e isso é uma reafirmação do nosso trabalho”, considerou a coordenadora. “A Promoção Social não ensina um hobby, mas sim oferece uma nova fonte de renda”, declarou ainda Samantha.

O evento também contou com a participação do superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Claudinei Rigonatto, e da secretária das comissões da instituição, Ednalva Gadelha. “A iniciativa do sindicato foi muito boa. Os pratos eram muitos gostosos, com sabores inacreditáveis”, avaliou Ednalva.

Livro

Sônia Bonato, organizadora do evento e 1ª vice-presidente da Comissão de Produtoras da Faeg, explicou que as receitas apresentadas no 1º Festival Gastronômico Receitas da Roça serão reunidas em livro. “Trabalhamos no projeto desse livro há dois anos e a ideia do festival surgiu no fim do ano passado, quando decidimos fazer um evento para dar visibilidade para as receitas”, contou. Para Sônia, evento e livro tem o objetivo de promover a cultura rural, além de proporcionar a integração das famílias do campo.

Por: Gilmara Roberto FAEG