Finalista do programa CNA é da 4ª geração de família de criadores de Devon

Jovem de 27 anos representa a agropecuária da Serra Gaúcha

Mariana Moura Cherubini cresceu junto ao rebanho Devon da Fazenda São Valentin, em Nova Prata (RS). Com três anos, já era vista na mangueira tratando terneiros com o próprio baldinho. Hoje, aos 27 anos, comemora a vaga conquistada na segunda etapa da 4ª edição nacional do CNA Jovem, programa da Confederação Nacional da Agricultura que busca identificar e desenvolver novas lideranças no setor. Depois de uma disputa acirrada, que começou com 3.742 candidatos e teve várias e fases, a jovem confirmou presença entre os 80 selecionados, cinco deles gaúchos.

“Fiquei bem feliz, durante as várias atividades de introdução, oficinas e classificatórias da seleção, eu já aprendi muita coisa”, afirma a jovem, que é formada em Administração e tecnóloga em agronegócio e faz NBA em agronegócio.

A Fazenda São Valentin, de Nova Prata (RS), comandada pelo avô de Mariana, Reinoldes Cherubini, é referência em genética da raça Devon, desde 1947. Apaixonada pela raça, Mariana integra a comissão de jovens da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), do Sindicato Rural de André da Rocha (RS) e da Sociedade Rural Brasileira. Também participa do grupo Encorte – Encontro de Raças de Corte, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Levo o Devon e o nome da minha família por onde eu vou. Falo na raça, explico, conto que eu cresci no meio deles, é uma responsabilidade enorme”.

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, aposta na nova geração. “O futuro já está presente na Associação, com a participação de jovens como a Mariana”.

Para o futuro, Mariana planeja dar seguimento às atividades da família Cherubini com a raça Devon na Serra Gaúcha. “Eu tenho certeza que, um dia, eu vou dar continuidade ao trabalho na São Valentin. O momento, agora, é aproveitar a oportunidade do CNA Jovem está proporcionando”.

Fonte:  Devon imprensa