Garantia-Safra: agricultor pode consultar benefício pela internet

O benefício do programa Garantia-Safra é destinado a agricultores familiares residentes em municípios atingidos por seca ou enchentes

Os agricultores familiares que recebem o benefício do Garantia-Safra poderão consultar os dados da inscrição de forma online. O programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), permite que o agricultor consiga obter informações sobre a situação do cadastro, pagamentos, bloqueios, além de poder corrigir os dados do Número de Identificação Social (NIS).

O benefício do programa Garantia-Safra é destinado a agricultores familiares residentes em municípios atingidos por seca ou enchentes e que tiveram perda severa na agricultura de um produto ou de pelo menos 50% da produção. São produtos como milho, feijão, arroz, mandioca ou algodão. A comprovação da perda é feita de acordo com o regulamento do programa.

O agricultor recebe o benefício por meio de cartões eletrônicos (Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família) disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. O agricultor que já tem Cartão Cidadão deverá verificar se o número do NIS do seu cartão é o mesmo número do NIS apresentado no cadastro para que o pagamento seja disponibilizado.

Caso o número de Identificação Social seja diferente ou no cadastro do beneficiário não possua o número, o próprio agricultor pode fazer a atribuição manual desse número durante a consulta.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda da produção. Para mais informações acesse: www.gov.br/agricultura

Fonte: Agência do Rádio Mais