Goiânia sedia seminário sobre Gestão da Contabilidade Rural

No Brasil, empresário e produtor são dois estereótipos completamente diferentes. Mas essa distinção deveria se ater somente no imaginário, já que na prática, administrar uma fazenda não é diferente de conduzir uma empresa. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) vão realizar no dia 13 de março, das 8 às 17 horas, na sede da Faeg, em Goiânia (GO), o ‘2º Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural’. Com a presença de especialistas do setor, o evento busca discutir as práticas modernas de gestão da contabilidade rural, além disso serão abordados assuntos relativos a Reforma Trabalhista, a contribuição sindical, além das novas obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas e produtores rurais, com a implantação do eSocial em 2018.

Na data do evento, os inscritos poderão doar cinco quilos de arroz ou açúcar. Os alimentos arrecadados serão entregues para uma instituição social.

Segundo o coordenador de arrecadação do Senar Goiás, Rafael Albernaz, a proposta do evento é de promover aproximação, interação e troca de experiência profissional, entre contadores, contabilistas, advogados e produtores rurais de todo o estado de Goiás, além de capacitá-los, especificamente, no atendimento às exigências legais do setor produtivo rural. “A contabilidade rural se torna cada vez mais relevante para os produtores e empresas rurais na medida que o mercado agropecuário vem se mostrando mais competitivo e complexo. Além de atualizar o público sobre as novas exigências legais, facilitamos desta forma o processo de orientação ao produtor rural”, enfatiza.

Rafael explica que o bom planejamento contábil no meio rural contribui ainda mais com os resultados do setor. Para ele, o produtor precisa entender a necessidade de ter uma assessoria contábil de qualidade, estando atento às mudanças de legislação, atualizações das informações de contabilidade, para assim evitar prejuízos em seus negócios. De acordo com ele, não basta apenas que o produtor espere o ano acabar para juntar sua documentação e em seguida levá-la ao contador, para enfim elaborar a declaração de renda. “O produtor hoje precisa se preocupar tanto da porteira para dentro quanto da porteira para fora. É exatamente para este intuito que o Seminário foi criado, para fazer com que o produtor entenda a necessidade de prestar contas com a União, assim como todo cidadão faz, mantendo sua legalidade fiscal”, explica.

Programação

8h – Credenciamento e café da manhã

8h20 – Abertura

9h30 – Palestra sobre Reforma Trabalhista – José Pastore

12h – Almoço

13h30 – Palestra sobre e-Social – Juneir Alves de Souza Goetz

16h – Encerramento

Perfil dos palestrantes

Reforma Trabalhista – José Pastore – Doutor Honoris Causa em Ciência e Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin (EUA). É professor titular da Faculdade de Economia e Administração e da Fundação Instituto de Administração, ambas da Universidade de São Paulo. É pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e consultor em relações do trabalho e recursos humanos.

e-Social – Juneir Alves de Souza Goetz – formada em Administração de Empresas, com ênfase em Análise de Sistemas, pós-graduada em teste de Software, integrante do corpo de consultoria da Objetiva Edições Empresariais, especialista em arquivos digitais na área trabalhista.

Ficha técnica

2º Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural

Data: 13 de março de 2018 (terça-feira)

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Auditório da Faeg – Rua 87 n° 662 Setor Sul – Goiânia-GO

Doação de 5kg de arroz ou açúcar na data do evento

Realização: Senar Goiás, Faeg e CRC-GO

Fonte/Imagem: Faeg