Granja Bandeirantes visita laboratório de análises de qualidade de ovos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Para conhecer a rotina laboratorial e de pesquisa em avicultura de postura, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo recebeu alunos do Instituto Federal Goiano – Campus CERES Goiás e o representante da Granja Bandeirantes no Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta). O Laboratório Avançado de Aves e Ovos do Instituto de Zootecnia (LAVIZ) analisa a qualidade de ovos comercias – férteis e inférteis; sistemas de produção de aves poedeiras – galinhas ou codornas; indicadores de saúde intestinal – vilosidades e microbioma; dietas; substitutivos a antimicrobianos; e indicadores de bem-estar animal.

Os pesquisadores do IZ, José Evandro de Moraes e Carla Cachoni Pizzolante, expuseram as atividades de pesquisa e também as atividades laboratoriais com qualidade de ovos por meio do equipamento DET6000-EGGTESTER.

Segundo José Evandro, o trabalho de análise da qualidade de ovos com a granja é recente. “Essa parceria possibilitou aos estagiários conhecerem os trabalhos com avicultura de postura, e com isso, repassar os conhecimentos técnicos das atividades da Instituição.”

Os visitantes ainda conheceram algumas atividades realizadas no laboratório, como a forma de preparo e avaliação de intestino delgado; avaliação de indicadores de bem-estar – avaliação de lesões de patas, crista, quilha, cloaca e empenamento. O pesquisador mostrou a técnica de determinação de imunoglobulinas (IGY) na gema de ovos; abordou sobre a avaliação de diferentes sistemas de produção de aves de postura – gaiolas, piso e com acesso a piquetes com vegetação; além de falar sobre ambiência e biossegurança de granjas de produção.

O engenheiro agrônomo da Granja Bandeirante, Murilo Maschietto, trouxe os alunos de zootecnia do Instituto Federal Goiano – Campus CERES Goiás, Felipe Oliveira Rocha, Yuri Lima dos Santos e Thalles Henrique de Oliveira, estagiários na empresa, para conhecerem a pesquisa científica do IZ em avicultura, possibilitando saber mais sobre o outro lado da produção avícola.

Os visitantes ainda conheceram o curso de pós-graduação do IZ em “Produção Animal Sustentável”, biblioteca e auditório, no Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento (CCTC).

Murilo Maschietto disse que apesar de morar e trabalhar em Nova Odessa, não conhecia e ficou surpreso com as atividades e a infraestrutura do IZ. “Conheci mais profundamente o IZ a partir da parceria com o Laboratório Avançado de Aves e Ovos”, afirma.

Murilo enfatizou a importância de divulgar e interagir ainda mais o Instituto na cidade, “para a sociedade compreender a importância do IZ tanto na sua grandeza física, como na sua abrangente área de atuação”.

Os pesquisadores Evandro e Carla destacaram que “visitas como estas são de suma importância para divulgação das atividades de pesquisa, ensino (pós-graduação) e prestação de serviços do IZ”.

Fonte: Instituto de Zootecnia Por Lisley Silvério