IBGE ESTIMA MENOR RENDIMENTO E PRODUTIVIDADE NA SEGUNDA SAFRA EM RIO VERDE

Em reunião realizada na manhã de sexta-feira, 13 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conab, EMATER, Corpo de Bombeiros, Comigo, Secretaria Municipal da Fazenda, produtores rurais e profissionais chegaram ao número de 25% de perda total no município de Rio Verde na segunda safra de milho, o que significa 55 mil hectares que não produzirão nada. A estimativa foi baseada nas pesquisas feitas pelo corpo técnico das instituições devido à estiagem e ao tombamento do milho em virtude de ventanias.

A reunião, que é realizada periodicamente pelo Instituto, foi antecipada devido à crise pela qual os produtores rurais estão passando em virtude do longo período sem chuvas no município e aconteceu no Sindicato Rural de Rio Verde, com o objetivo de realizar o levantamento sistemático da produção agrícola do mês de maio da safra 2015/2016. “Esse levantamento é realizado periodicamente e tem o objetivo de avaliarmos os números de área plantada, rendimento médio e produção das diferentes culturas plantadas em Rio Verde”, informa Hélio Cabral do IBGE.

De acordo com o levantamento, a área plantada se mantém a mesma da estimativa do mês de março, que foi de 220.000 hectares, agora o rendimento médio que era de 6.800 kg/ha diminuiu para 3.600 kg/ha, ou seja, apenas 60 sacas por hectare, assim como a produção, que era de 1.496.000 toneladas e foi rebaixada para 594.000 toneladas.

Segundo o IBGE, como o milho ainda não foi colhido, esses números podem ser alterados novamente.