IBGE estima safra de grãos em 17,89 mi toneladas no MS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística calcula que este ano a safra de grãos de Mato Grosso do Sul chegue a 17.895 millhões toneladas, sendo 9.150 millhões de toneladas são referentes ao milho safrinha e 8.745 milhões de toneladas de soja.

Ainda de acordo com as previsões do IBGE, a área plantada com soja somou 2.650 mil hectares em 2018 e a previsão é de que o milho safrinha alcance 1.830 mil hectares este ano.

Segundo o Portal MS, o Estado deve registrar produtividade recorde em 2018, com 5 mil kg de milho safrinha por hectare colhido e 3,3 mil kg de soja por hectare.

Para o secretário Jaime Verruck, titular da  Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), os números mostram que a tecnologia vem sendo essencial para ampliar a capacidade de produção dos agricultores sul-mato-grossenses.

“Em termos de resultado para economia, a safra recorde mostra que o produtor rural novamente produziu com elevada tecnologia. Nós tivemos aplicação de novas variedades em Mato Grosso do Sul, desenvolvidas com pesquisa e apoio do Estado”, disse .

A região Centro-Oeste corresponde a 43,1% da produção nacional de grãos, segundo números do IBGE. A participação nacional de Mato Grosso do Sul é de 8,1%, com 4.605 mil hectares cultivados com grãos.

O Estado deve produzir 8,7 milhões de toneladas de soja, montante que deve ser exportado e também industrializado.

PRODUÇÃO DE GRÃOS

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2017/2018 indicou que a produção deve chegar a 227,9 milhões de toneladas, com área total registrada de 61 milhões de hectares.

Em Mato Grosso do Sul, a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), estima para 1ª safra de soja 2017/2018 uma área de 2,5 milhões de hectares e volume de grãos em 8,3 milhões de toneladas de produção total, com produtividade projetada na média de 54,0 sc/ha.

Fonte:  CORREIO DO ESTADO

Imagem créditos: Cropchem