Índia investe em culturas eficientes em termos de água

Como o governo pretende dobrar as exportações agrícolas até 2022, o secretário de Recursos Hídricos, UP Singh, disse na terça-feira que a Índia precisa se concentrar em promover culturas que economizem água, caso contrário, estaria “exportando água preciosa”. É necessário falar tanto de “pegada hídrica” quanto de “pegada de carbono” na Índia, porque o país já se tornou um local estressado pela água e a disponibilidade per capita está diminuindo com o aumento da população, disse Singh.

Singh destacou que as pessoas não sabem que mesmo uma xícara de café da manhã que consomem tem pegada hídrica de 140 litros. Destacando que 89% da água é usada para fins agrícolas, Singh disse que o foco deve estar na promoção de culturas que economizem água. Os dados mais recentes mostram que 89% da água é usada para fins agrícolas na Índia, onde cerca de 50% das terras agrícolas são irrigadas e apenas 20% no mundo, disse ele.

“Temos a mesma área, mas outros países produzem o dobro. Eles consomem 60% de água, consumimos 89% de água. Existe uma enorme margem para melhorar a eficiência no uso da água”, disse Singh. Ele também mencionou que as exportações agrícolas precisam ser dobradas, mas a Índia deve melhorar a eficiência no uso da água.

“Não somos contra a duplicação das exportações agrícolas. Mas a Índia também está exportando água preciosa. A menos que melhoremos nossa eficiência no uso da água, estaríamos exportando água preciosa”, disse Singh ao se dirigir à quarta Cúpula Global de Agricultura, organizada pela Câmara Indiana de Alimentos e Agricultura (ICFA).

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems