Infocafé – 22/03

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em baixa, a posição maio oscilou entre a máxima +0,70 pontos e mínima de -1,15 fechando com -0,90 acumulando na semana -3,90 pts. 

O dólar comercial fechou em alta de 2,69%, a R$ 3,9020. Com isso, o dólar encerra a semana com valorização acumulada de 2,14%. 

O governo da Colômbia concederá 60 bilhões de pesos (19,4 milhões de dólares) adicionais em assistência a cafeicultores prejudicados pelos preços baixos, que lutam para sobreviver no mercado, afirmou a federação dos agricultores de café do país nesta quinta-feira. Os preços no mercado de Nova York flutuaram em torno de 1 dólar por libra-peso ou menos até aqui em 2019. Na última semana, o contrato futuro mais ativo do arábica na ICE despencou para uma mínima de 13 anos, a 94,65 centavos de dólar por libra-peso. A federação pediu repetidamente por auxílio aos agricultores e afirmou no mês passado que discutiria com outros produtores de café arábica de alta qualidade uma possível desvinculação do valor de referência do mercado nova-iorquino, em um esforço para vender acima dos custos de produção. A nova ajuda se soma a mais de 95 bilhões de pesos destinados aos cafeicultores no ano passado, que nunca foram distribuídos por conta de uma breve elevação no preço. A federação “continuará a explicar aos agentes mais importantes da indústria global a necessidade de os produtores receberem um melhor preço, permitindo que eles cubram seus custos e sejam lucrativos, o que inclui a possibilidade de cafés suaves lavados serem desatrelados do mercado de Nova York”, diz o comunicado. Mais de meio milhão de famílias colombianas se mantêm a partir da produção de café. 

 Em 15 de março, representantes da IWCA Global, IWCA Brasil e das editoras e autoras do livro “Mulheres dos Cafés no Brasil” participaram do Win-Win Fórum, promovido pela ONU Mulheres, em Nova York, evento que integra a programação da CSW, a Comissão sobre a situação das Mulheres no Mundo. Dentre as atividades, ocorreu o lançamento do livro “Mulheres dos Cafés no Brasil”, resultado de um trabalho colaborativo e parcerias com Embrapa Café para viabilizar a compilação de várias pesquisas realizadas em oito regiões produtoras, mostrando a atuação das mulheres no setor. O livro conta com apoio financeiro da Itaipu Binacional, da Rede Solidaridad, e da IWCA Global, ONU Mulheres e instituições acadêmicas, entres outras. Durante o evento, com apoio obtido do Conselho Nacional do Café (CNC), as representantes brasileiras Josiane Cotrim e Raquel Menezes entregaram uma edição do livro ao diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), José Sette. “Apoiamos esse encontro, primeiramente, por reconhecermos o competente trabalho que as mulheres do café, em especial no Brasil, vem realizando e precisam expor isso em um universo que não haja fronteiras. E facilitamos o encontro com o diretor José Sette porque é um gestor ímpar, reconhecedor dessas batalhadoras e de seu mérito, como vem demonstrando em sua conduta à frente da OIC”, conclui Silas Brasileiro, presidente do CNC.

Fonte: Mellão Martini