Infocafé – 22/04

A bolsa de N.Y finalizou a segunda-feira praticamente inalterada, a posição julho oscilou entre a máxima de +2,35 pontos e mínima de -0,70 fechando com -0,05 pts.

O dólar comercial fechou o dia quase estável, com leve alta de 0,08%, cotado a R$ 3,9330. Investidores seguem cautelosos à espera da votação do parecer sobre a reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, prevista para amanhã. Durante a tarde, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou que pequenas mudanças na reforma serão anunciadas até amanhã. Além da Previdência, outro tema monitorado pelo mercado são as negociações do governo para tentar evitar uma eventual greve de caminhoneiros. O conflito voltou à tona há duas semanas, depois que o presidente Jair Bolsonaro pediu pessoalmente à Petrobras para adiar um reajuste no preço do diesel, por medo da reação dos caminhoneiros. O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz, afirmou que o governo está “entre a cruz e a espada” nas negociações. De um lado, é pressionado pelas restrições econômicas e, de outro, por uma decisão política que pode evitar paralisação da categoria.

Na sexta-feira, 12 de abril, o Conselho Nacional do Café (CNC), como encaminhamento de seu Comitê de Pesquisa, realizou o 1º Workshop Café com Tecnologia, na sede da Embrapa, em Brasília (DF). O evento teve o objetivo de apresentar as tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, avaliar a possibilidade de parcerias com as cooperativas da entidade e discutir demandas tecnológicas consideradas prioritárias. O evento foi aberto pela exposição do chefe geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, que fez um relato sobre o cenário da pesquisa cafeeira no Brasil, apresentando os resultados alcançados, como, por exemplo, o aumento da produtividade de oito sacas para 33 sacas por hectare em uma área 500 mil hectares menor destinada à cultura entre os anos de 1997 e 2018. As entidades que compõem o Consórcio Pesquisa Café também apresentaram os resultados obtidos ao longo dos últimos anos e os projetos que desenvolvem que estão pendentes de avaliação e que também já se encontram disponíveis para transferência aos produtores.

Estão abertas inscrições para a turma de maio do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS). As aulas ocorrerão de 6 a 30 de maio, de segunda a sexta-feira, às 8 às 10 horas.  O objetivo do curso é capacitar os alunos a identificar as características do café, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Os alunos participantes terão a oportunidade de acompanhar todo o processo do grão, desde a produção até a estufagem para exportação. Irão aprender, ainda, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização e identificação de grãos, além de participar da prova da bebida e do desenvolvimento de blends. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da ACS com Katherine Landin, no andar térreo, ou pelo e-mail [email protected] .

Fonte: Mellão Martini