Infocafé – 22/10

A bolsa de N.Y. finalizou a quarta-feira em baixa, a posição dezembro oscilou entre a máxima de +1,95 pontos e mínima de -1,55 fechando com -0,75 pts.

A moeda norte-americana recuou 0,05%, vendida a R$ 5,6095. Depois de uma interrupção prolongada nas negociações de auxílio emergencial nos Estados Unidos, o presidente do país, Donald Trump, pressionou na terça-feira por um pacote abrangente de alívio em resposta à Covid-19, e afirmou que aceitaria um acordo em valor superior a US$ 2,2 trilhões, apesar da oposição a grandes medidas de gastos entre seus colegas republicanos no Senado. A presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, Nancy Pelosi foi questionada sobre as perspectivas de um pacote de auxílio ser anunciado até o fim desta semana na terça-feira, e disse que “esse é o plano”, sem dar detalhes de suas conversas com o representante da Casa Branca nas negociações, Steven Mnuchin. O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, disse nesta quarta-feira que o maior obstáculo nas conversas continua sendo o financiamento para governos estaduais e locais, mas acrescentou que houve progresso em direção a um acordo. O tom otimista visto no câmbio, porém, não se reflete no comportamento do mercado de juros. Depois de dois dias consecutivos de queda significativa das taxas futuras, os investidores voltam a embutir prêmio ao longo da curva, destaca o Valor Online. Diante de um vencimento expressivo de títulos no primeiro semestre do ano que vem, o mercado tem pedido prêmios elevados nos títulos públicos. Na véspera, o prêmio da LTN de longo prazo (para janeiro de 2024) em relação ao DI perdeu um pouco de força, mas se mantém próximo dos 30 pontos-base. Na agenda de indicadores, a prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) apontou que o setor pode ter alcançado em outubro seu maior nível desde 2011.

Choveu na maior parte das regiões brasileiras produtoras de café arábica na última semana, mas o volume foi menor que o ideal em algumas praças. Mesmo assim, segundo colaboradores do Cepea, as precipitações trouxeram certo alívio para parte dos cafeicultores, visto que ajudam na recuperação das lavouras debilitadas e devem induzir novas – e significativas – floradas da safra 2021/22. Chuvas também foram registradas nos principais estados produtores de café robusta: Espírito Santo e Rondônia. Em ambos, agentes indicam que as precipitações também estiveram abaixo do esperado e, com isso, estão preocupados com os possíveis impactos sobre as lavouras, principalmente com o pegamento dos chumbinhos. Quanto ao mercado, com compradores e, especialmente, vendedores atentos ao clima no Brasil, os negócios seguiram muito lentos para o arábica.

Fonte: Mellão Martini