Infocafé – 23/01

A Bolsa de N.Y. finalizou em leve alta, a posição março oscilou entre a mínima de -1,05 pontos e máxima de +0,65 pts, fechando com +0,05 pts.

O dólar comercial fechou em queda de 1,11%, cotado a R$ 3,7630 na venda, após seis altas seguidas. O mercado continuava atento à participação da delegação brasileira no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Nesta quarta, o presidente Jair Bolsonaro cancelou uma entrevista coletiva que daria na companhia dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública). Apesar de ter frustrado alguns investidores, o cancelamento não pesou sobre o movimento dos mercados brasileiros. O mercado acompanhava também os desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Nesta quarta, o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou que pode haver um acordo entre os dois países até 1º de março.

A Índia deve produzir 319,5 mil toneladas de café em 2018/19, uma queda de quase 16 por cento em relação à estimativa anterior, após fortes chuvas atingirem a safra nos dois Estados líderes em produção, disse o Conselho de Café estatal nesta quarta-feira. O país do sul da Ásia, que é famoso como produtor de chá, também é o sexto maior produtor de café do mundo, produzindo principalmente grãos de robusta usados para fazer café instantâneo. O país também produz algumas das variedades mais caras de café arábica. A Índia estimava colher uma safra recorde de 380 mil toneladas, mas as chuvas fortes nos estados de Karnataka e Kerala, os dois principais produtores, atingiram as plantações em julho e agosto de 2018, informou o Conselho em um comunicado. A Índia deve produzir 224,5 mil toneladas de robusta no ano comercial que termina em 30 de setembro, uma queda de 17 por cento em relação à estimativa anterior, disse o Conselho. A produção do arábica deve cair 13,6 por cento em relação à previsão anterior, para 95 mil toneladas. Fonte: Reuters via Notícias Agrícolas.

A cafeicultura capixaba registrou a maior produtividade da história, de acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em 2018, foram produzidas 38,85 sacas de conilon por hectare no Estado. A média de produção nacional é de 38,59 sc/ha. No caso do arábica, a produtividade de 2018 foi de 30,34 sc/ha, também a maior da história, bem perto da média nacional que é de 31,72sc/ha. Em relação ao conilon, há um aspecto curioso: a produtividade aumentou, mas a área cultivada no Espírito Santo diminuiu. Para matéria completa acessem https://bit.ly/2FHvUPb.

Fonte: Mellão Martini