Infocafé – 25/03

N.Y. finalizou a segunda-feira com leve alta, a posição maio oscilou entre a mínima de -1,30 pontos e máxima de +0,95 fechando com +0,35 pts.

O dólar comercial fechou em queda de 1,15%, cotado a R$ 3,8570. As atenções do mercado estavam voltadas para a reforma da Previdência. Hoje, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com vários ministros e defendeu uma relação pacífica com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Maia cobrou uma atuação mais firme de Bolsonaro na defesa da reforma, após chegar a dizer que abandonaria a articulação da proposta na semana passada. No final de semana, líderes partidários tentaram botar panos quentes para “baixar a temperatura” da crise. Hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também tentou apaziguar os ânimos entre o Executivo e o Legislativo. Em reunião com a Frente Nacional de Prefeitos, Guedes reconheceu que há um problema de comunicação no governo, mas disse que “não há caos nenhum” na relação com os parlamentares.

Conforme boletim do CPTEC/INPE, na terça-feira, no centro-norte de MG o dia será de pancadas de chuva. No norte do ES o dia será de chuva isolada. Nas demais áreas do ES o dia ficará nublado. No interior e oeste de MG o dia será de pancadas de chuva. O dia será de sol e variação de nuvens no leste de SP e no RJ. Nas demais áreas da região o dia será de possibilidade de chuva. Temperatura estável. Na quarta-feira, haverá pancadas de chuva no noroeste de MG. O dia ficará nublado com possibilidade de chuva à tarde no leste de SP e no ES. O dia será de chuva isolada no litoral de SP. No RJ haverá chuva à tarde. Nas demais áreas da região o dia será de possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Temperatura estável.

Pesquisa realizada na Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (IAC) abordou a nutrição nitrogenada em plantas jovens de cafeeiro. O objetivo é definir a relação ideal entre as formas de nitrogênio que favoreçam o crescimento da planta e elevem a eficiência de uso do nutriente para um manejo mais produtivo e rentável. O estudou mostrou que o crescimento da planta foi favorecido nos tratamentos com nitrogênio variando a relação deste nutriente na forma de amônio e nitrato, gerando aumento da biomassa. A pesquisa também revelou que o tratamento composto por 50% de nitrato de cálcio e nitrato de amônio elevou a taxa fotossintética da planta, fazendo-a crescer mais e, possivelmente, apresentar maior produtividade de grãos e qualidade de bebida.

Fonte: Mellão Martini