Infocafé – 25/06

N.Y. finalizou a quinta-feira em baixa, a posição setembro oscilou entre a máxima de +0,35 pontos e mínima de -2,65 fechando com -2,00 pts. 

A moeda norte-americana subiu 0,21%, cotada a R$ 5,3358. Lá fora, a cautela prevaleceu nos mercados à medida que os investidores evitavam apostas arriscadas, após um salto no número de casos de coronavírus nos EUA e em outros países, intensificando os temores de outra rodada de paralisações e piora dos dados econômicos. Mas indicadores nos EUA melhores do que o esperado ajudaram a acalmar parte do nervosismo do mercado, com as novas encomendas do núcleo de bens de capital se recuperando mais do que o esperado em maio e a revisão Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre não trazendo surpresas, destacou a Reuters.  Na cena doméstica, o Banco Central (BC) revisou sua projeção para a economia brasileira em 2020 e passou a projetar uma retração de 6,4% no Produto Interno Bruto (PIB), em linha com o mercado financeiro que estima uma contração de 6,50% neste ano, segundo o último boletim Focus. Além da maior incerteza econômica, a redução da Selic a mínimas históricas é apontada por analistas como fator de impulso para o dólar, uma vez que torna rendimentos locais atrelados aos juros básicos menos atraentes. Outros aspectos que têm favorecido a busca por segurança são as incertezas e tensões políticas no Brasil, que podem ser ainda mais agravadas caso haja uma segunda onda global de infecções por coronavírus. Os investidores seguiram de olho também no noticiário político e desdobramentos da prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do filho do presidente Flávio Bolsonaro. 

Segundo boletim da Somar Meteorologia, nesta sexta-feira, o tempo com muitas nuvens e chuvoso sobre o Paraná, e apesar das baixas temperaturas, não há formação de geadas. No fim de semana, além da manutenção da chuva entre o Paraná e oeste de São Paulo, a precipitação também alcançará a Mogiana e sul de Minas Gerais. Embora o acumulado previsto seja baixo, recomendamos cautela com a secagem de café, pois há risco de chuva mais intensa de forma pontual. A temperatura entra em declínio, mas as geadas acontecerão apenas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Mellão Martini