Infocafé de 18/06/19

N.Y. finalizou a terça-feira em baixa, a posição julho atingiu a mínima de -2,05 pontos fechando com -1,75 pts.

O dólar comercial fechou o dia em queda de 1,05%, a R$ 3,8600. Influenciou o mercado a expectativa para a reunião do Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) amanhã. A expectativa é que o banco mantenha os juros por lá, mas sinalize um eventual corte das taxas. Juros mais altos tendem a atrair para os EUA recursos atualmente investidos em outros países, como o Brasil. Por outro lado, um corte de juros nos EUA pode favorecer investimentos em outros mercados. No Brasil, o Banco Central definirá a Selic, a taxa básica de juros, também amanhã. A expectativa predominante no mercado é de manutenção da taxa no patamar atual, de 6,5% ao ano. A última alteração na Selic ocorreu em março de 2018, quando a taxa caiu de 6,75% para 6,5% ao ano. Desde então, o BC manteve os juros em nove reuniões seguidas. Apesar da expectativa de manutenção da taxa agora, crescem no mercado as apostas de que o BC vai cortar os juros em breve. Também é foco das atenções o início das discussões sobre o parecer do relator à reforma da Previdência, apresentado no fim da semana passada, na comissão especial.

A Somar Meteorologia indica que gradualmente, o bloqueio atmosférico perde força e uma frente fria avança pela região sul do país. O sistema já enfraquecido de chuva provoca aumento de nebulosidade e principalmente o declínio da temperatura nos próximos dias. A chuva deve ser muito fraca e somente em alguns pontos entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, leste do Paraná e até o final da semana choverá muito fraco também no litoral do Sudeste. As principais áreas de café seguem no tempo seco.

Os estoques de café verde dos Estados Unidos aumentaram 264.518 sacas de 60 kg em maio, totalizando 6.609.868 sacas, de acordo com dados divulgados ontem (17/06/19) pela Associação de Café Verde (GCA, na sigla em inglês). Ao fim de abril, o estoque era de 6.345.350 sacas.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) anunciou nesta segunda-feira a reeleição do empresário Ricardo de Souza Silveira para a presidência da entidade, cargo que ele ocupa desde 2016. Silveira, que administra a Café Cristal, torrefadora de sua família e empresa sócio-fundadora da Abic, foi eleito para seguir à frente da instituição entre 2019 e 2022. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, além de segundo principal consumidor da commodity, atrás apenas dos Estados Unidos. A Abic, que representa a indústria do setor, foi criada em 1947, em Patos de Minas (MG).

Fonte:Mellão