Inseticida reduz em 76% a incidência do Bicho-mineiro-do-café

O Mirza 480 SC, desenvolvido pela Rotam, agora passa a ser indicado também para uma das mais temidas pragas dos cafezais brasileiros

O Mirza 480 SC, inseticida fisiológico de ingestão, indicado para o controle de pragas por meio de aplicação foliar, produzido pela Rotam, foi liberado recentemente para ser utilizado no combate a infestação do Bicho-mineiro-do-café (Leucoptera coffeella). A praga é uma das mais severas a cultura, e se aproveita de regiões de clima quente para encurtar o seu ciclo, que varia de 19 a 87 dias.  Assim, quanto menor for à duração do seu ciclo, mais gerações ocorrerão num curto espaço de tempo, gerando prejuízos na produção do cafezal da ordem de até 50%.

A nova solução da Rotam foi testada em Artur Nogueira – SP, na estação experimental da empresa, em plantas da variedade Catuaí vermelho, a fim de avaliar sua efetividade na incidência do inseto aos 63 dias após sua aplicação. O resultado foi bastante satisfatório, o Mirza 480 SC conseguiu reduzir a incidência em 76%, em relação à testemunha, que tinha incidência da praga de 86%, ou seja, a incidência com o produto ficou em 10%.

Outra avaliação foi em relação o número de lesões, em 20 folíolos/parcela. Também após 63 dias de aplicação do Mirza 480 SC o ataque caiu drasticamente. “Com o tratamento Rotam, o número foi de três lesões, já a testemunha chegou a apresentar 18, ou seja, uma redução de 83%”, explica Lucas Ferreira, coordenador de marketing da empresa. A recomendação ao cafeicultor para sucesso no tratamento é de aplicar o produto no início do aparecimento da praga, realizar no máximo duas aplicações durante o ciclo da cultura em um intervalo de 14 dias. 

Rotam do Brasil – A Rotam CropScience é uma empresa global de agroquímicos, fundada em 1950, com foco em proteção de cultivos, com atuação direta em mais de 75 países. Com operações de fabricação na China, a empresa fornece produtos de qualidade e suporte técnico profissional que vão desde proteção de cultivos, nutrição de plantas e sementes. A filial no Brasil fica em Campinas/SP e a estação experimental em Arthur Nogueira/SP.

Fonte/crédito: Rural Press