Inundação no meio-oeste americano, boa notícia para o sojicultor brasileiro?

A previsão do tempo está indicando risco de inundação em áreas do meio-oeste americano. De acordo com a Somar Meteorologia, a região que vai do Texas até Nebraska deve receber mais de 120 milímetros acumulados nos próximos dias.

“Para esta primeira semana de junho são esperadas chuvas até duas vezes acima do projetado para todo o mês na região e há risco de inundação. Já nos estados de Illinois e Ohio a chuva tem sido pontual. Tem duas condições nos Estados Unidos, uma com solo encharcado e risco de inundação e de outro lado tem áreas com pouca chuva e calor”, esclarece a meteorologista Desirée Brandt.

As condições climáticas dos Estados Unidos ainda não configuram risco para a safra de grãos, apontam especialistas. O período atual é de encerramento da janela ideal de plantio para as culturas de milho e soja. O mercado climático, época em os operadores estão mais sensíveis às informações do tempo, começa mais pra frente. No entanto, isso não significa que notícias de problemas com chuvas não possam indicar risco de alta para os preços.

“As chuvas, se forem mais para o sul, como no Texas, não devem afetar as cotações. Mas ainda tem muita coisa para rolar. A gente ainda não consegue dizer se vai ter o potencial total da safra dos EUA, ou não. O projetado hoje em dia é abaixo do ano passado. Se a soja for toda plantada e o milho também, esse início do desenvolvimento seria positivo. A grande dúvida é se vai conseguir plantar toda a soja. O que seria mais uma notícia altista”, esclarece o diretor de commodities da FCStone, Glauco Monte.

Por: Kellen Severo