Irrigação preserva espécies em dias gelados

Desde abril o Rio Grande do Sul já registrou alguns dias de geada e temperaturas negativas. O fenômeno é favorável para culturas como o trigo mas em outras causa congelamento e morte, como algumas espécies frutíferas. Exemplo disso é a pitaya. Por ser de clima temperado não está adaptada ao frio intenso. Com isso, as temperaturas abaixo de zero causam danos severos podendo resultar na morte das plantas ou de parte delas. Também devem ser observadas algumas variedades de hortaliças e pastagens.

Um dos métodos para impedir a morte das plantas dessas espécies pelo congelamento é o uso da irrigação por aspersão ou microaspersão. Com uso do sistema, quando a camada de gelo se forma na superfície da planta criando uma cápsula, e protegendo a temperatura interna das plantas, mantendo o tecido vegetal intacto.

A estratégia também pode ser adotada em frutíferas de clima temperado em geral, cultivados em regiões onde a geada é frequente. “Algumas espécies como o pessegueiro, ameixeira, videira, entre outras cultivadas em regiões onde frequentemente ocorrem geadas tardias, este sistema também se mostra eficiente para a preservação da integridade do florescimento”, orienta o extensionista da Emater-RS, Roger Terra de  Moraes.

Algumas linhas de crédito rural prevêem o financiamento do sistema de irrigação, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com juros de 2,75% ao ano e até 10 anos de prazo para pagamento dos agricultores familiares, e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) com juros de 5,0% ao ano.

Fonte: Agrolink Por Eliza Maliszewski

Crédito: Roger Terra de Moraes/Emater-RS