Kátia Abreu: menos Brasília e mais Brasil

Ao participar, nesta segunda-feira (9), da abertura da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) transmitiu uma mensagem de otimismo aos produtores. Afirmou que a pasta trabalhará em defesa de todos os agricultores brasileiros com menos burocracia e mais qualidade de gestão.

A ministra disse que a agricultura e o Brasil “sempre foram capazes de vencer dificuldades ao longo da história” e destacou a capacidade do governo federal de realizar os compromissos firmados com a agricultura. Um deles é o programa Moderfrota, que receberá mais R$ 1,5 bilhão para financiamento de máquinas agrícolas, conforme anunciou Kátia Abreu.

Durante a abertura da feira agrícola, a ministra também destacou a necessidade de os produtores brasileiros ascenderem para a classe média. “Vamos fortalecer a classe média rural e garantir igualdade de oportunidades para todos os agricultores do país”, afirmou.

Kátia Abreu ainda falou sobre os principais projetos do Mapa, como o Planejamento de Defesa Agropecuária, a escola de gestão agropecuária à distância e o programa voltado para aumento da produtividade do leite.

Moderfrota
O Moderfrota é uma linha de financiamento do BNDES que oferece juros mais atrativos do que os praticados no mercado para compra de tratores, colheitadeiras, plataformas de corte, pulverizadores, plantadeiras, semeadoras e equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento de café. Agricultores com renda bruta anual de até R$ 90 milhões pagam taxa de 4,5% ao ano. Para rendas superiores, os juros são de 6% ao ano.

A vigência do Moderfrota vai até 30 de junho de 2015. Os produtores interessados devem procurar uma instituição financeira credenciada e checar as condições para a concessão do crédito.