Lucratividade da farelo melhorará

Uma análise do economista e pesquisador Todd Hubs publicada em artigo aponta um provável aumento da rentabilidade no caso da soja e principalmente no caso do farelo, algo que o Brasil produz a níveis baixos comparando aos Estados Unidos e à Argentina.

Hubs explica que mesmo com um aumento de previsão de estoques finais de soja, agora em 530 milhões de bushels ou 228 milhões de bushels a mais que o período anterior, os preços deve ter uma melhora em função do “robusto aumento de consumo”.

No caso dos Estados Unidos, segundo Hubs, a projeção de produção de farelo atual dos Estados Unidos é de 19,85 milhões de bushels, 51 milhões a mais que a moagem do ano passado. Neste ano, já há um aumento de 2,7% em relação à moagem americana até Dezembro do ano passado.

“As questões de clima na Argentina e recentes aumentos nos preços de farelo de soja criam um potencial para maior lucratividade com o farelo durante o resto do ano agrícola. Esse cenário indica que a moagem total para este ano agrícola está próximo ou até acima da projeção do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos”, explicou o economista Hubs.

As projeções do USDA para exportação de soja dos Estados Unidos caíram em 60 milhões de bushels para 2,1 bilhões de bushels. As projeções de exportação de soja caíram em 125 milhões de bushels contra o último relatório. As exportações do ano agrícola atual são de 1,35 milhão de bushels, segundo os dados oficiais. Para o resto do ano agrícola, 25,8 milhões de bushels de exportação de soja são requeridas cada semanada para alcançar a estimativa do USDA.

Fonte:  AGROLINK –Leonardo Gottems

Imagem créditos: Aprosoja