Mãe da atual Freio de Ouro é destaque no leilão da Cabanha Campana

No próximo sábado, 16 de novembro, a Cabanha Campana, de Bagé (RS), realiza seu tradicional leilão, que chega à 18ª edição. O evento, pela primeira vez, será realizado no Tattersal do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e inicia às 20h30min. O remate, a cargo da Trajano Silva Remates, vai ofertar 42 lotes de exemplares da raça Crioula.

Para o titular da Campana, Mário Móglia Suñe, o remate terá uma oferta bastante uniforme e diversificada, com animais de várias categorias. “Destaco para os animais a galpão, com quatro potrancos que estão fechando dois anos de idade, e temos três potrilhos que considero de qualidade superior. Destaque tradicional também para os ventres da cabanha, que todos os anos se faz uma média satisfatória, e são ventres comprovados que deixaram produtos muito significativos”, observa.

Suñe salienta também que são 16 éguas de cria, onde 12 deixam produtos em casa. Observa que na oferta estão cinco éguas de montaria aptas a participar de qualquer modalidade da raça, lindas morfologicamente e com bastante aptidão funcional. “Além disso, temos quatro cavalos castrados indicados para laço e paleteada, que são de excelente estrutura. E temos um lote com quatro potras confirmadas de três anos. É uma inovação da cabanha, pois pensamos que a prova que mais cresce é a de doma, e são éguas que têm muita genética funcional. Temos vários contatos para comprar aqui na estância, e este ano abrimos mão de quatro éguas e três potras para serem domadas pelo novo proprietário”, ressalta.

O maior destaque da oferta fica por conta da égua Campana Quincha. O exemplar produziu nada menos que a atual campeã do Freio de Ouro, Campana Vicuña. Suñe reforça que este é o ventre mais importante nos 18 anos de oferta do leilão. Além disso, também será ofertado o cavalo Campana Patrón, que é irmão inteiro de Campana Vicuña.

Serviço Leilão Cabanha Campana

Data: 16 de novembro de 2019
Hora: 20h30min
Local: Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio (RS)
Oferta: 42 lotes da raça Crioula

Fonte: AgroEffective Por Nestor Tipa Júnior