Mais de 17 mil casos de dengue em MT – aviação agrícola a postos

O estado do Mato Grosso está em alerta com o crescimento nos casos de dengue. Somente nos três primeiros meses do ano, foram registrados 17.509 casos,  conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Já os números de óbitos são contabilizados 12 casos confirmados, o que representa o triplo de mortes registradas em 2019.

Em comparação com o mesmo período de 2019, quando foram 4.038 registros, houve um aumento de 333,6%. O relatório coloca a Região Centro-Oeste como a mais endêmica do país, com incidência 606,7 casos/ 100 mil habitantes, enquanto o país tem a taxa 250 casos/100 mil habitantes. Mato Grosso tem uma incidência de dengue de 540,9 casos a cada grupo de 100 mil habitantes e 43 dos seus 141 municípios seguem o mesmo ritmo, com taxas superiores a 500 casos/100 mil habitantes, como aponta o estudo. Concentram os registros de óbitos municípios do norte do Estado, como Sinop, Lucas do Rio Verde e União do Sul.

Conforme as análises do Portal Agrolink sobre a ação da dengue com base nas primeiras semanas de 2020,  mostram números surpreendentes, de acordo com a tabela abaixo, que refere-se as primeiras 15 semanas de cada mes.

Sensibilizados pelo interesse do pilotos agrícolas brasileiros, ou boa parte deles que se disponibilizam a apoiar o controle das endemias, observamos  que as ações preventivas em Cuiabá foram eficientes embora não suficientes. O interior com foco na  área de produção agricola observa-se crescimento preocupante de mosquitos. Sinop demonstrou o maior índice nominal de casos.

Acompanhamos os dados oficiais por solicitação de pilotos profissionais, empresas e o Sindag, que a muitos anos seguem buscando o caminho correto e legal para disponibilizar a frotas de equipamentos aéreos para aplicação onde a saúde e o bom senso recomendar.

Fonte: Agrolink Por Aline Merladete

Crédito: DP Pixabay