Manejo de Solo e Água na Agricultura Orgânica em destaque na AgroBrasília

Pela primeira vez na AgroBrasília, o pequeno produtor Joaquim Ribeiro de Araújo visitou o Espaço da Agricultura Familiar com um objetivo claro: aprender a tecnologia necessária para iniciar a produção de orgânicos no  Assentamento Oziel Alves III, onde vive com sua família. Dia 15 de maio, ele foi um dos participantes do Dia de Campo Manejo do Solo e Água na Agricultura Orgânica, promovido pela Emater e Embrapa no Circuito de Agroecologia.

Ali, ele conheceu técnicas racionais de irrigação, de utilização de biofertilizantes, de controle biológico da traça do tomateiro, além das vantagens da compostagem laminar, da palha e do mulching, uma cobertura plástica que promove um microclima favorável para a planta absorver a nutrição e a água adequadamente.

A coordenadora do Circuito de Agroecologia da Emater-DF, Roseli da Cunha Oliveira, destaca que, “segundo um dado místico, a agricultura orgânica cresce 30% ao ano no Brasil. No Distrito Federal, ela cresceu muito mais que isso nos dois últimos anos. O produtor está percebendo que, com técnicas simples, muitas vezes aprimoradas da agricultura convencional, ele pode produzir orgânicos e aumentar muito o seu faturamento”.

diadecampo participantes

Essa perspectiva tem animado, por exemplo, os filhos do Sr. Joaquim, que estavam afastados da zona rural e decidiram voltar ao assentamento para ajudar o pai na produção. “Estou feliz demais com isso!”, declara o produtor, ao lado de Maria da Conceição, da Comunidade Sítio Novo, do Sarandi, que também se prepara para a produção de orgânicos. “Estou encantada com tudo isso”, diz.

Fonte/Foto: Imprensa AgroBrasilia