Material gráfico explica Programa Guaritas

Quem transitar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e for abordado pelas equipes do Programa Guaritas vai receber, a partir de agora, um folheto explicativo. No material, são apresentadas informações sobre o programa e de que forma ele contribui para a segurança da saúde da população, dos rebanhos e do agronegócio gaúcho.

Programa Guaritas é uma parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural com as forças de segurança e tem o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa-RS). O objetivo é fazer o uso de abordagens em veículos que possam estar transportando produtos de origem animal e vegetal, além de animais e insumos de forma irregular. O programa vai atuar em mais de 500 quilômetros de extensão, abrangendo 97 municípios na divisa entre os dois estados.

O chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da SeapDR, Francisco Lopes, explica que o objetivo do material é justificar às pessoas que estão regulares o porquê daquela fiscalização. “Para quem está dentro das normas, não há nenhum aborrecimento. Nosso objetivo é surpreender os motoristas mal-intencionados, que usam de rotas alternativas para o transporte ilegal”, afirma.

O Fundesa-RS investiu quase R$ 90 mil para a aquisição de kits de barreiras móveis e equipamentos de segurança. O programa faz parte das medidas adotadas em reforço à vigilância agropecuária com foco no avanço de status sanitário do estado.

* Curiosidade: O Programa recebeu este nome pois vai das Guaritas de Torres até a Barra do Guarita. Foi inspirado no sucesso do Programa Sentinela, que tem a área de abrangência na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina.

Fonte: Thays D’Avila