MDA e Anfavea debatem Mais Alimentos e PAC Equipamentos

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu, nesta terça-feira (24), os diretores da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na pauta, a continuidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o fortalecimento do Programa Mais Alimentos, gerido pelo MDA.

“O apoio direto ao produto é fundamental. E hoje temos muitos agricultores querendo comprar mais máquinas e equipamentos para agilizar a produção e tornar a atividade menos pesada”, afirmou o ministro.

Patrus salientou o crescente desenvolvimento da modalidade internacional do Programa e lembrou que as comercializações para fora do País, por meio do Mais Alimentos, devem aumentar até o fim do ano. “O Mais Alimentos Internacional está com muita força, e isso é muito satisfatório. Em abril, uma nova remessa de equipamentos aportará em Moçambique, e eu quero estar lá para ver essas máquinas fortalecendo a agricultura de lá”, apontou.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, reforçou a importância do Mais Alimentos para a indústria de automotores. Segundo ele, o programa foi responsável pela comercialização de quase 50 mil veículos e mais de 80 mil tratores, desde sua criação, em 2008. “São programas que, sem dúvida, movimentam a indústria e são de grande importância para o setor”, opina.

No encontro também foi debatida a implementação de mais um PAC Equipamentos, que ainda está em fase de estruturação. “É fundamental que mantenhamos esse programa, para facilitar o escoamento da produção dos agricultores familiares e, assim, colaborar com a autonomia da população rural”, defendeu o minstro.

Durante a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Governo Federal entregou mais de 18 mil equipamentos a cerca de 5 mil municípios, todos eles com população de até 50 mil habitantes. Foram doados retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões-caçamba, caminhões-pipa e pás carregadeiras às prefeituras. As máquinas foram destinadas para a melhoria de estradas vicinais, que ligam o perímetro urbano à zona rural.

João Paulo Biage
Ascom/MDA

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário