MDIC e Fiemg promovem em Belo Horizonte o 150º. Encontro de Comércio Exterior

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços realiza hoje sexta-feira (4), em Belo Horizonte, o Encontro de Comércio Exterior (Encomex). O evento é realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Em sua edição de número 150, o encontro tem como objetivo promover a participação do empresariado mineiro no comércio internacional e, consequentemente, ampliar o número de empresas brasileiras que exportam.

O Encomex integra o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que promove um amplo diálogo e coordena ações de 16 entidades parceiras nacionais, alinhadas com outras cerca de 120 instituições estaduais.

O PNCE já opera em 20 unidades da federação, onde a figura do Comitê Estadual do PNCE planeja, executa e monitora as ações de apoio às exportações no estado. Em Minas Gerais, o Comitê é composto por dez entidades (AC Minas, Banco do Brasil, Central Exporta Minas, Correios, Fecomércio, Fiemg, INDI, Jucemg, Sebrae e Senac).

A 150ª edição do Encomex é a primeira alinhada ao conceito de trilha da internacionalização, nova metodologia do PNCE. Desta forma, os temas principais do evento serão: inteligência comercial, adequação de produto, promoção comercial, crédito e financiamento, logística e o regime de exportação drawback.

Os painéis nesses temas serão conduzidos pelas seguintes instituições: Ministério das Relações Exteriores (MRE), Apex-Brasil, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Sebrae Nacional, BNDES, Banco do Brasil, Ministério da Fazenda, Correios, entre outras. Além disso, haverá uma área de atendimentos individuais, onde técnicos das instituições ofertantes e do Comitê Estadual irão tirar dúvidas e complementar as informações repassadas nos painéis.

Recorte setorial

Outra grande novidade é o recorte setorial do Encomex. A 150ª edição será voltada para as empresas de Minas Gerais dos setores produtores de alimentos e bebidas e confecções. Os conteúdos abordados nos painéis serão adequados às características destes setores, de forma a tornar as informações mais precisas e específicas e consequentemente mais úteis para os empresários. É importante ressaltar que os demais setores produtivos de Minas Gerais serão atendidos pelas ações do PNCE previstas para o próximo ano.

O evento será realizado na sede da Federação da Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a partir das 8h, e terá a participação do secretário de Comércio Exterior, Abrão Miguel Árabe Neto, e do presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior.

Fonte: MDIC