Melhoramento de bovinos meio-sangue é foco de curso em Avaré

O detalhamento sobre o projeto de avaliação de animais meio-sangue, realizado pela Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte (Promebo) e pela Associação Brasileira de Angus, será apresentado no curso de tecnologia e melhoramento genético que ocorre durante a Exposição Angus Avaré 2019, em Avaré (SP), na próxima quarta-feira (19/6). O sistema, que iniciou sua primeira etapa em maio, busca elevar o nível de informações e dados gerados através do cruzamento industrial com raças zebuínas.

Para ministrar sobre o assunto, o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, falará sobre a importância de o produtor coletar informações do seu rebanho. “É fundamental que o criador trabalhe com quatro pilares bem definidos: genética, nutrição, sanidade e manejo”, ressalta Pivato. Segundo ele, a Região Sudeste possui uma quantidade representativa de raças zebuínas que podem ser utilizadas através no cruzamento industrial com a raça Angus. “Queremos, através desse tipo de seleção, levar as mesmas premissas de melhoramento da raça pura para os animais meio-sangue”, explica.

Seleção para produção de carne de qualidade

O Programa Carne Angus Certificada, que desde 2003 vem conquistando o favoritismo dos consumidores, também será tema abordado no curso. A palestra evidenciará como as informações obtidas durante a seleção podem resultar num produto de alta qualidade, influenciando diretamente na gordura subcutânea, no marmoreio, na musculosidade e na área de olho de lombo dos animais no gancho.

Segundo o coordenador Regional do Programa, Vitor Matias Moreira, o objetivo do curso é mostrar ao criador porque ele deve buscar uma seleção de qualidade no seu rebanho. “Hoje em dia falamos muito em direcionamento de mercado, e o mercado é soberano e quer carne de qualidade, por isso, devemos trazer essas características para dentro da pecuária de corte”, comenta.

As palestras acontecem de forma gratuita, a partir das 19h, no recinto de leilões no Parque de Exposições de Avaré (SP).

Fonte: Agrolink c/Inf. Assessoria