Menor produção de milho preocupa criadores e agroindústrias de aves e suínos, diz Imea

Na primeira quinzena de março, as cotações do cereal disponível em Mato Grosso já apresentam uma valorização de 11,3%.
Dentre os principais estados produtores de milho na primeira safra 2017/2018 no Brasil, há perspectiva de redução de produção de milho, principalmente na região Sul, informou o Insituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A Conab estima uma queda de 39% no Paraná, de 26,8% em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul é esperada uma produção de milho 21,5% menor em relação ao que foi visto no ano passado. Com isso, espera-se uma redução de quatro milhões de toneladas na oferta de primeira safra.
Menor produção de milho
De acordo com o Imea, a perspectiva de menor produção de milho, que ainda está em andamento, têm trazido apreensão por parte da demanda, principalmente de produtores de aves e suínos, o que refletiu em um forte aumento dos preços no mercado interno nas últimas semanas.
No entanto, as preocupações vêm se estendendo também para o cultivo da segunda safra na região do Paraná, dado que os atrasos na colheita de soja vêm prejudicando os avanços da semeadura do milho e, ainda, o aumento das chances de geadas e chuvas irregulares pode impactar no desenvolvimento das lavouras.
Mercado de milho
Na primeira quinzena de março as cotações do milho disponível em Mato Grosso já apresentam uma valorização de 11,3% em relação ao que foi visto no mês passado, chegando a alcançar uma média de R$ 21,16 por saca. Tal valorização tem como principal influência a bolsa da B3 (mai/2018), que foi ampliada em 12,6% no mesmo período.
Segundo o Imea, a demanda aquecida pelo milho nos mercados interno e externo, em conjunto com a pouca disponibilidade nas regiões ofertantes, traz preocupações neste momento para criadores e agroindústrias de aves e suínos no país.
Leilões de milho
No entanto, nesta semana o Ministério da Agricultura divulgou a decisão de realizar leilões públicos a fim de amenizar a pressão sobre os custos no mercado doméstico. Assim, este é um momento de oportunidades para negociar o milho remanescente e fechar contratos futuros a bons preços no curto prazo, visto que os leilões públicos e a entrada da oferta de primeira safra no país podem amenizar os preços.
Fonte: Farming Brasil