Mercados acionários chineses têm maiores ganhos em 3 semanas com avaliações sobre economia

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) – Os mercados acionários da China registraram seus melhores ganhos em três semanas nesta segunda-feira depois que o diretor do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado, Li Wei, disse no fim de semana que a segunda maior economia do mundo está em uma base mais estável.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,88 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,76 por cento.

Li disse no domingo que o risco de uma queda acentuada na economia chinesa diminuiu.

Os temores de um maior aperto monetário na China também diminuíram depois que uma autoridade do governo disse no domingo que o risco da dívida para as principais empresas estatais da China é controlável.

Na sexta-feira, o presidente do banco central chinês, Zhou Xiaochuan, disse que levará tempo para reduzir os níveis de dívida corporativa.

O índice MSCI subia nesta segunda-feira, encorajado pelos ganhos em Wall Street após dados fortes do emprego norte-americano.

Porém uma série de grandes eventos nesta semana, incluindo um aumento esperado dos juros nos Estados Unidos, uma eleição potencialmente divisiva na Holanda e a reunião dos ministros das Finanças do G20 mantiveram muitos investidores afastados.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,88 por cento às 7:36 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,15 por cento, a 19.633 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,11 por cento, a 23.829 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,76 por cento, a 3.237 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,88 por cento, a 3.457 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,97 por cento, a 2.117 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,72 por cento, a 9.697 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,44 por cento, a 3.147 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,32 por cento, a 5.757 pontos.

Fonte: Reuters