Mercados chineses têm poucas variações após declarações de premiê e antes de Fed

XANGAI/HONG KONG (Reuters) – Os mercados acionários da China tiveram pouca variação nesta quarta-feira, com os investidores permanecendo cautelosos diante da expectativa de alta dos juros nos Estados Unidos ainda nesta sessão.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,21 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,08 por cento.

Os operadores disseram que houve poucas surpresas na coletiva de imprensa do primeiro-ministro, Li Keqiang, ao final da reunião anual do Parlamento chinês.

Li deu garantias sobre a economia chinesa, dizendo que as previsões de um pouso forçado devem parar. Embora tenha reconhecido que a economia enfrenta riscos internos e externos, disse que o país tem muitos instrumentos políticos para lidar com eles.

Ele também enfatizou que Pequim não quer uma guerra comercial com os Estados Unidos e pediu conversas entre os dois lados para alcançar um plano comum.

O índice MSCI, por sua vez, consolidava os ganhos recentes antes da reunião de política monetária do Federal Reserve, banco central dos EUA, que pode sinalizar quanto de aperto monetário -deve-se esperar para o restante do ano.

Após registrar seu segundo maior ganho diário neste ano na sessão anterior, o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,18 por cento às 7:33 (horário de Brasília).

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,15 por cento, a 23.792 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,08 por cento, a 3.241 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,21 por cento, a 3.463 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,04 por cento, a 2.133 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,04 por cento, a 9.740 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,19 por cento, a 3.137 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,26 por cento, a 5.774 pontos.

Fonte: Reuters