Ministra negocia projeto para impulsionar a agricultura no Norte

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu nesta terça-feira (10) representantes de federações da Agricultura e Pecuária dos estados do Acre, Roraima, Amazonas e Amapá para discutir um plano de desenvolvimento agrícola para a região.

O Ministério pretende desenhar, em parceria com produtores, pesquisadores e governos estaduais, uma política regional que leve em conta as características da região Norte e valorize produtos locais, como açaí, frutas exóticas e peixes.

Os estados contemplados deverão ser Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará. Maranhão e Tocantins, que já fazem parte de outros projetos regionais traçados pelo Mapa.

Kátia Abreu receberá na próxima reunião, marcada para 13 de abril, uma compilação sobre todos os projetos realizados pela Embrapa e pelo Sistema S na região.

“Precisamos ter um pacote com tudo isso organizado. Temos muitas ações interessantes, mas que podem estar desconectados. Vamos todos juntos trabalhar para convergi-las”, afirmou a ministra.

Matopiba
O Mapa deverá desenvolver também um projeto baseado no sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)  na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), tema que foi tratado nesta terça-feira com empresários.

Kátia Abreu pretende montar na cidade de Luis Eduardo Magalhães (BA) uma centro de excelência em irrigação. “Tenho muita vontade de fazer um agência tecnológica de agricultura de baixo carbono e irrigação que seja referência no Brasil e no mundo”, disse a ministra.

Por: MAPA