Ministro da Agricultura diz que vai agilizar registro de defensivos

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, garantiu, nesta quinta-feira (19/5), que o Ministério vai reduzir a burocracia de registros de defensivos para controle de pragas e doenças nas lavouras brasileiras. Ele gravou mensagem em vídeo para os participantes do Clube da Fibra, evento voltado para a cadeia produtiva do algodão, promovido pela FMC, em Recife (PE).

“Isso é um problema sério. O produtor rural não pode pagar a conta pela ineficiência do Estado. Devemos ter um produto estudado, com segurança, mas com celeridade”, disse o ministro para a plateia de produtores, empresários e especialistas no setor da cotonicultura.

A maior agilidade na liberação de defensivos agrícolas tem sido uma reivindicação constante de representantes do setor agropecuário. E Maggi não é o primeiro ministro da Agricultura a colocar o assunto entre suas prioridades. “A persistência do ministro tem que valer”, disse.

Blairo Maggi disse ainda que pretende tornar o Ministério da Agricultura mais eficiente. Destacando o apoio de lideranças do setor à indicação do seu nome como substituto de Kátia Abreu à frente da pasta, pediu participação ativa das entidades do agronegócio nas discussões da pasta.

“Não desconheço a dificuldades que vai ser neste ano a manutenção dos produtores na atividade porque tivermos uma frustração de safra. E eu, como ministro, tenho que ter essa preocupação e construir pontes com o setor”, afirmou.