Monitoramento aéreo é aliado da citricultura brasileira no combate sustentável de pragas e doenças

Em agosto, a Perfect Flight foi uma das convidadas do Intertech Citrus, encontro técnico de citricultura promovido pela FMC Agricultural Products na Argentina, para demonstrar a relevância das estatísticas geradas pela tecnologia de monitoramento aéreo no controle de pragas e doenças do setor citrícola brasileiro. O evento reuniu os principais consultores e players do segmento e permitiu o intercâmbio de informações, reforçando as principais práticas para a sustentabilidade da cultura.

Referência entre as agtechs, a Perfect Flight, com sede em São João da Boa Vista (SP), promove a análise de pulverizações aéreas para identificar possíveis falhas, a fim de que o produtor rural possa minimizar desperdícios, reduzir custos, aprimorar os trabalhos de controle e aplicações aéreas e, assim, aumentar a produtividade.

Em três anos de história e mais de um milhão de hectares processados, os dados gerados pelo aplicativo da startup comprovam a eficiência do monitoramento aéreo para a agricultura. “A ferramenta melhora a uniformidade e o acerto da aplicação de defensivos agrícolas, diminuindo falhas e reforçando o controle de doenças e pragas. Cenário essencial para a citricultura”, diz Leonardo Luvezutti, gerente de negócios da Perfect Flight. “A tecnologia, de maneira geral, revoluciona o monitoramento agrícola e, dessa forma, o modo de gerir rendimentos, gastos e lucros.”

Entre as principais doenças dos citros no Brasil estão o Greening/HLB e o Cancro Cítrico, e elas podem ser controladas com práticas adequadas de manejo. Flávio Irokawa, gerente técnico da FMC, afirma que o progresso do Greening, por exemplo, e das consequentes perdas produtivas são devastadoras para a cultura. “O monitoramento da aplicação aérea é um grande aliado nesse cenário, pois aumenta os níveis de controle de doenças e pragas.”

Inclusive, o Fundecitrus tem o programa de Alerta Fitossanitário, que é uma ferramenta para o auxílio dos citricultores no manejo regional do greening (huanglongbing/HLB), que utiliza informações de armadilhas adesivas amarelas georrefenciadas para monitorar a incidência do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor da doença e da presença de brotações nas propriedades e nas regiões monitoradas.

O sistema permite que os produtores identifiquem os momentos críticos de aumento populacional e migratório do psilídeo e envie alertas para que seja realizado o controle conjunto e coordenado nas propriedades das regiões monitoradas. Dessa forma, auxilia em tomadas de decisões mais precisas e garante economia na realização das pulverizações, pois são feitas no momento mais adequado, apenas quando há a presença ou tendência de aumento do psilídeo na região.

A Perfect Flight faz justamente essa gestão da aplicação aérea, com análises que permitem economia ao produtor. Além disso, segundo consultores e gestores agrícolas que participaram do encontro na Argentina, as grandes empresas citrícolas, produtoras e exportadoras, são certificadas ou estão em processo de obtenção do selo Rainforest Alliance. Para isso, precisam de um laudo ambiental que comprove as boas práticas de pulverização aérea.

“O relatório de sustentabilidade da Perfect Flight poderia atender também a essa demanda, já que o sistema é voltado para a gestão de aplicações próximas às áreas de restrição, de acordo com a Instrução Normativa Nº 2, o conselho de boas práticas, a legislação vigente e o CAS”, orienta Leonardo.

Fonte: Agrolink c/Inf. Assessoria